sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Erythrina speciosa

O Mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa) é uma arvore da familia Fabaceae, também conhecido como Mulungu, Eritrina-candelabro, Corticeira, Eritrina-vermelha, suinã-canivete, suinã-vermelho e Eritrina.

Características

Seu porte é de 3 a 5 metros de altura. Uma das mais belas árvores brasileiras, o mulungu-do-litoral, apresenta inflorescência em forma de candelabro, composta de flores de coloração vermelho-vivo, muito atrativa para os beija-flores. O tronco é espinhento e a madeira é leve, mole e pouco durável. As folhas são grandes, em fomato de losango e caem no inverno, desta forma a árvore permanece destituída de folhagem durante a floração. O florescimento ocorre no final do inverno e início de primavera. Os frutos são do tipo legume (vagem).

Tem excelente efeito paisagístico, pois além da beleza singular, produz boa sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno.

Época de frutificação e florada

Floresce na Primavera

Cultivo

Nativa da mata atlântica, ela aprecia a umidade, vegetando bem em terreno brejosos, à beira de rios e no litoral. Tem excelente efeito paisagístico, pois além da beleza singular, produz boa sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis e úmidos, preferencialmente ricos em matéria orgânica. Multiplica-se principalmente por sementes, que não necessitam nenhum tipo de tratamento especial, devendo ser plantadas logo que sejam colhidas. Pode ser multiplicada por estacas que apresentam rápido desenvolvimento também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário